Lua Cheia de Balança

LUA CHEIA DE BALANÇA

Libra, Balança (23 de Setembro – 22 de Outubro)

Elemento: AR – através do qual se chega ao equilíbrio.

Este é o signo de Balança (), de harmonia e equilíbrio em todos os níveis, tal como o seu signo ilustra. Sob a sua influência, a experiência é feita através do peso cuidadoso de valores, determi-nando e escolhendo, com o objectivo de resolver os problemas dos opostos – por exemplo, os do sexo, do positivo e negativo, desejo egoísta e aspiração espiritual, etc. Balança está também ligada ao estabelecimento de relações humanas correctas, e as suas influências trabalham para alcançar o equilíbrio final entre a alma e a forma.

Os seus métodos são os testes e as experiências da interacção entre a alma e a personalidade, e há uma troca frequente entre os pares de opostos. Também traz o interlúdio, a pausa, à medida que se chega ao equilíbrio, pausa que pode durar talvez toda uma vida. Para os que estão no Caminho, este não é somente um interlúdio mas também um prelúdio, pois esotericamente diz-se tanto de Carnei-ro como dele mesmo: “antes da criação, silêncio, e a quietude dum ponto focal.” Isto aplica-se a Carneiro num sentido cósmico e criativo; e a Balança num sentido individual e progressivo. Diz-se que Balança “guarda o segredo da harmonia e do equilíbrio, para finalmente soar a nota libertado-ra”.

Os seus domínios particulares são a Justiça, a Lei e o Governo, e os Raios predominantes são o V Raio da mente (que adiciona discriminação e escolha correcta), o VII Raio (que adiciona lei, ordem e organização); e num grau menor o III Raio de actividade inteligente.

Regente Exotérico: VÉNUS, que traz o raio da mente para avaliação, consideração, escolha, julga-mento e decisão.

Regente Esotérico: URANO, dando as qualidades do VII Raio de ordem, lei e a expressão do Es-pírito através da forma.

Tarefas, objectivos e oportunidades

Balança oferece o caminho das escolhas. Sob a sua influência, aprendemos a tomar decisões cor-rectamente e a permanecer equilibrados entre os pares de opostos que obstruem o caminho da evo-lução; começamos a dirigir as nossas vidas com alguma ordem e equilíbrio, em vez de sermos var-ridos pelos acontecimentos em todas as direcções. O objectivo é estabelecer o equilíbrio, alcançar o ponto de quietude central no qual a decisão dos pratos da balança é tomada. Também fornece o ponto de reorientação, de refocagem e redireccionamento de esforço para o movimento seguinte em direcção a um plano superior.

A energia de lei e ordem e a qualidade de equilíbrio tornam Balança numa influência propícia para tudo que está ligado a governo, problemas mundiais, julgamento, lei e relações, tanto de dimensões internacionais como grupais ou pessoais.

A oferta de organização do VII Raio também pavimenta o caminho – se usado correctamente – pa-ra a construção de formas através das quais o espírito se pode manifestar. Por isso, o período de Balança é bom para reorganizar as estruturas através das quais gastamos a nossa energia de vida, e os modelos e as formas tanto da vida interior como da vida exterior.

Atenção aos obstáculos: Indecisão, flutuação, apatia, falha em evocar a vontade para escolher e se-guir depois o caminho que foi determinado.

Oposto polar: Carneiro, com a sua energia de vontade, direcção e acção.

Mensagem da Alma: “Eu escolho o caminho que passa entre as duas grandes linhas de força.”

Excertos do livro “Meditation and the Rhythm of the Year” (Sundial House Group)