Apresentação da Obra de Alice A. Bailey

Os Livros

As Edições Lucis
(Lucis Publishing Company)
apresentam

Vinte e quatro Livros
de Filosofia Esotérica
por Alice A. Bailey

LIVROS de ALICE A. BAILEY

Em Portugal, já é possível adquirir as obras de Alice A. Bailey de forma expedita. Peça-as na sua livraria, ou sugira-lhes a encomenda junto da Dinalivro, distribuidora que as recebe directamente da Fundação Cultural Avatar (Niterói, Brasil; http://www.nitnet.com.br/~fcavatar/cat_liv_AB.html), a qual já traduziu a maior parte dos mesmos. Espera-se para breve a edição dos restantes, que se encontram adiante referenciados com *

A Autobiografia Inacabada
The Unfinished Autobiography
Embora a sua morte em Dezembro de 1949 tenha impedido a finalização deste livro, muito da história da vida da autora emerge de forma a ilustrar as fases do caminho percorrido desde o evangelismo cristão até ao domínio da ciência do esoterismo, bem como a sua obra como autora, conferencista e professora.

A Consciência do Átomo
The Consciousness of the Atom
Neste livro é abordada a relação cientí­fica entre a matéria e a consciência à  medida que a evolução afecta progressivamente a substância atómica de todas as formas. O “Átomo” surge como uma réplica em miniatura, mas completa, da estrutura energética comum a todas as formas de vida – cósmica, planetária, humana e sub-humana.

O Destino das Nações
The Destiny of the Nations
Uma nação é uma entidade espiritual em evolução, sujeita, tal como um ser humano, ao impacto de energias. Estas energias influenciam a consciência nacional, promovendo o reconhecimento do destino da alma e a colaboração com esse processo em evolução. Neste livro é discutido o destino espiritual de muitas nações e as influências orientadoras das suas almas e personalidades.

Discipulado na Nova Era, Volumes I e II
Discipleship in the New Age *
Estes dois volumes contêm o registo de uma série de instruções pessoais e grupais transmitidas por um Mestre da Sabedoria a um pequeno grupo de aspirantes durante um período de quinze anos. Abrangem ensinamentos detalhados sobre Meditação, Iniciação e os Seis Estádios do Discipulado. Focam a nova era, a necessidade pioneira de trabalho grupal, o desenvolvimento da consciência grupal e a mudança na instrução para a iniciação tanto de indivíduos como de grupos de discípulos.

Educação na Nova Era
Education in the New Age
A educação deveria ser um processo contí­nuo desde o nascimento até à  morte. Trata-se essencialmente de um processo conducente à  reconciliação dos elementos humano e divino na constituição de um ser humano. A relação correcta entre Deus e o homem, espírito e matéria, o todo e a parte, deveria ser um objectivo primordial das técnicas de educação.

A Exteriorização da Hierarquia
The Externalisation of the Hierarchy *
Este livro aborda a interdependência entre todos os ní­veis de consciência e reinos da Natureza existentes no planeta. Mostra a interacção entre a humanidade, a Hierarquia e Shamballa, e ressalta os aspectos essenciais do Plano e do Desí­gnio que influenciam as questões humanas. É feita uma abordagem detalhada do processo de exteriorização de alguns ashrams dentro da Hierarquia, bem como os efeitos práticos desse processo.

De Belém ao Calvário
From Bethlehem to Calvary
A experiência de vida do Mestre Jesus, incluindo a Crucificação, a Grande Renúncia, reflecte-se na experiência de vida de todos os seres humanos. Podemos conhecer e colaborar conscientemente na caminhada que nos leva do local de nascimento espiritual até ao local de renúncia e ressurreição.

Do Intelecto à  Intuição
From Intellect to Intuition
Embora necessário, o desenvolvimento do intelecto constitui um meio para atingir um fim. O intelecto deverá tornar-se um meio de penetração em novas dimensões de pensamento e de consciência e para contribuir para o despertar da faculdade intuitiva da “razão pura”. A meditação ocultista pode constituir um meio para se vencer a distância entre a mente tripla e a intuição.

Fascínio: Um Problema Mundial
Glamour: A World Problem
O fascínio do mundo – a globalidade da ignorância, do medo e da ganância humanos – pode ser dissipado através do pensamento cristalino e inclusivo daqueles em quem está a despertar o princípio da alma (crístico). O fascínio provém de uma focalização emocional negativa; a dissipação do fascí­nio depende de um “pensamento iluminado”.

Iniciação Humana e Solar
Initiation, Human and Solar
Uma iniciação é uma expansão de consciência que conduz à  revelação e à  iluminação. A iniciação é vivida por todas as formas de vida, grandes ou pequenas. Este livro refere-se ao trabalho da Hierarquia planetária, nos seus muitos níveis de Mestria, sendo também indicadas as Catorze Regras que permitem ao neófito tornar-se um Candidato ao Portal de Iniciação.

A Luz da Alma
The Light of the Soul
Este volume contém uma paráfrase original, acrescida de comentários, dos Yoga Sutra de Patanjali. A origem dos Yoga Sutra é muito antiga, tendo os mesmos sido reduzidos a escrito pela primeira vez por Patanjali, considerado o fundador da Escola de Raja Yoga. A prática de Raja Yoga permite chegar ao controlo da mente e à sua iluminação pela alma.

Cartas sobre Meditação Ocultista
Letters on Occult Meditation
A ciência de meditação, como técnica de treino da mente, é cada vez mais praticada em todo o lado. A meditação tem a ver com o fluxo de energia, energia essa que é impessoal e de natureza ígnea; os seus perigos potenciais devem portanto ser compreendidos e evitados, adoptando-se práticas seguras e de confiança. Este livro aborda os factos básicos, gerais e específicos, indicando o objectivo global da ciência de meditação como serviço planetá¡rio.

Problemas da Humanidade
Problems of Humanity
Existem seis problemas mundiais principais – a reabilitação psicológica das nações, as crianças, o capital e o trabalho, as minorias, as igrejas e a unidade internacional – que, com muitas ramificações, continuam a oferecer à humanidade a ocasião de progredir. Este livro lança uma perspectiva sobre estes problemas; as causas subjectivas e os factores espirituais encontram-se relacionados com as aparências e os efeitos exteriores na cena mundial.

O Reaparecimento do Cristo
The Reappearance of the Christ
Muitas religiões esperam actualmente a vinda de um Avatar ou Salvador. A segunda vinda do Cristo, como Instrutor Mundial para a era de Aquário, é apresentada neste livro como um acontecimento iminente, lógico e prático na continuidade da revelação divina através dos tempos. O Cristo pertence a toda a humanidade; pode ser conhecido e compreendido como “a mesma grande Identidade em todas as religiões mundiais”.

A Alma e o Seu Mecanismo
The Soul and Its Mechanism
A alma trabalha através do mecanismo da personalidade tripla. Este livro apresenta o método segundo o qual os veí­culos da alma e da personalidade interagem e funcionam em conjunto; refere também a forma como a constituição humana, como um todo e nas suas partes componentes, responde ao impacto de uma consciência em evolução.

Telepatia e o Veículo Etérico
Telepathy and the Etheric Vehicle
O fundamento cientí­fico do ideal de “fraternidade humana” amplamente aceite reside na existência de uma entrelaçada estrutura etérica – ou energética – subjacente a todas as formas em todos os reinos do planeta. É este estado de união essencial que estabelece condições para a intercomunicação em todos os ní­veis de consciência, criando a possibilidade de impressão simultânea em muitos através de um fluxo de energia inspirada no Plano.

Um Tratado Sobre o Fogo Cósmico
A Treatise on Cosmic Fire *
Este volume debruça-se sobre a estrutura subjacente do ensinamento ocultista para a era actual e sobre esses vastos processos cósmicos reproduzidos em todas as áreas da vida desde o universo até ao átomo. Uma grande parte do livro ocupa-se da exposição detalhada do Fogo Solar, o Fogo da Mente, pois esta é a energia dominante a ser compreendida e controlada no decurso deste segundo sistema solar. Entre outros valores, este livro oferece um resumo compacto de um esquema de cosmologia, filosofia e psicologia, o que o torna um importante livro de ensinamento e de referência.

Um Tratado sobre os Sete Raios (Volumes I a V):
A Treatise on the Seven Rays

Psicologia Esotérica, Volumes I e II
Esoteric Psychology

Foram escritos cinco volumes sob o título genérico de Um Tratado sobre os Sete Raios, tendo como base o facto, a natureza, a qualidade e a inter-relação das sete correntes de energia que permeiam o nosso sistema solar, o nosso planeta e tudo o que vive e se move dentro da sua órbita. Estes dois volumes mergulham extensivamente na constituição psicológica de um ser humano enquanto vida, qualidade e forma de uma entidade espiritual encarnada e em evolução. Também relacionam as circunstâncias de uma psicologia humana com as condições mundiais e as possibilidades futuras.

Astrologia Esotérica, Volume III
Esoteric Astrology
Diz-se que a ciência da astrologia esotérica é a ciência ocultista básica do futuro. A astrologia é descrita neste livro como “a ciência dos relacionamentos”, uma ciência que se ocupa dessas energias e forças condicionadoras que agem através e sobre todo o campo do espaço e em tudo o que aí­ se encontra.

Cura Esotérica, Volume IV
Esoteric Healing
A cura é uma ciência exacta e minuciosa. A cura esotérica é igualmente científica, baseando-se num certo número de requisitos, que incluem o conhecimento da constituição do homem como um ser espiritual e da biologia e anatomia da respectiva forma física. Neste livro encontram-se descritas as técnicas de cura dos sete raios; são discutidas as leis e as regras da cura; apresentam-se as principais causas de doença e são detalhadamente indicados os requisitos para a cura.

Os Raios e as Iniciações, Volume V
The Rays and the Initiations ¯
A primeira parte deste volume contém as Catorze Regras para a Iniciação Grupal, uma continuação dos ensinamentos relativos às Catorze Regras para Candidatos transmitidos no livro Iniciação Humana e Solar. A segunda parte deste livro debruça-se sobre as nove iniciações através das quais o discípulo se liberta progressivamente das várias formas da nossa vida planetária. A possibilidade de iniciação grupal constitui um desenvolvimento da era presente; este volume sublinha o crescimento da ideia de grupo – serviço grupal, responsabilidade grupal, iniciação grupal e absorção grupal no centro Hierárquico.

Um Tratado sobre Magia Branca
A Treatise on White Magic
Este livro contém as Quinze Regras de Magia (para o controlo da alma) – a alma, o Mago Branco, manifesta-se através dos seus próprios poderes “mágicos” inerentes. O ser humano é essencial e inerentemente divino. A alma é o meio através do qual a raça humana desenvolve a consciência da divindade, redimindo a matéria grosseira e libertando da limitação da forma a chama pura do espí­rito.