Boa Vontade Mundial

Boa Vontade Mundial

Introdução

Hoje em dia, muitas pessoas interessadas na condução dos assuntos mundiais sentem necessidade de encontrar novas maneiras de ajudar a resolver os problemas de âmbito global. Desejam pôr em prática novas formas de actuação, mas muitas vezes não sabem por onde começar e o que fazer.

Alguma coisa tem de ser providenciada – algo baseado nas qualidades humanas essenciais de amor e de compreensão e suficientemente prático para garantir resultados construtivos.
A qualidade humana mais contagiante que pode ser utilizada e efectivada é a energia de boa vontade. O que o mundo de hoje necessita é de actividades baseadas num uso mais disseminado desta energia dinâmica e harmonizadora.

As técnicas adoptadas pela BVM são designadas para direccionar objectivamente todos aqueles que possuem boa vontade nos seus corações e que querem contribuir para trazer estabilidade e paz ao Mundo – uma paz baseada em valores mais seguros que os do passado, num planeamento mais são e num crescimento do espírito de compreensão e de cooperação.

Estas técnicas são suficientemente fortes para quebrar barreiras, e para construir uma nova ordem adequada às exigências e necessidades inteligentes de toda a Humanidade. Elas podem ser utilizadas individualmente ou desenvolvidas para utilização de grupos; elas são flexíveis e adaptáveis a quaisquer circunstâncias.

*
A Boa Vontade Mundial (BVM)

OS  OBJECTIVOS  DA  BOA  VONTADE  MUNDIAL 

  • Estimular e encorajar homens e mulheres de boa vontade, em toda a parte, para estabelecer relações humanas correctas entre raças, nações e classes através de uma compreensão inteligente e de uma comunicação adequada.
  • Apoiar os homens e mulheres de boa vontade nos seus estudos dos problemas mundiais e na aplicação efectiva da boa vontade a estes problemas, bem como da cooperação e partilha para o bem comum.
  • Apoiar o trabalho das Nações Unidas e das suas Agências Especializadas, como a melhor esperança para um Mundo unido e em paz.
  • Cooperar com outras organizações em actividades construtivas, que contribuam para a união mundial, estabilidade e relações humanas correctas.
  • Ajudar no estabelecimento da boa vontade como nota-chave da nova civilização.
  • Disponibilizar informação actualizada, para acções construtivas em curso, nas muitas áreas da vida humana, por intermédio de um Boletim* regular quadrimestral.
  • Organizar um Comentário sobre a boa vontade em questões de interesse mundial.
  • A acção da BVM no campo educativo tem-se traduzido por:
    a. Distribuição de textos escritos, brochuras, opúsculos;
    b. Um curso de estudos respeitantes aos problemas fundamentais da Humanidade.

A  BOA  VONTADE  MUNDIAL  (BVM)

A BVM é um movimento internacional que trabalha para a mobilização da energia de boa vontade e para o esta­belecimento de relações humanas correctas e para resolver problemas da humanidade através do poder construtivo da boa vontade. As actividades da BVM são essencialmente no campo educativo. Foi criada em 1932 como actividade de serviço da Lucis Trust, a qual dispõe actualmente de estatuto consultivo junto do Conselho Económico e Social das Nações Unidas. A Lucis Trust está sediada em Nova Iorque, Londres e Genebra. Na Grã Bretanha, ela está inscrita como “Educational Charity”, enquanto que na Suíça e nos Estados Unidos está registada como uma associação educativa sem fins lucrativos.

O trabalho da BVM é exclusivamente suportado por donativos voluntários. Esta organização trabalha em cada país por intermédio de delegações designadas por Unidades de Serviço, como é o caso do Grupo de Estudos Maitreya em Portugal. Uma Unidade de Ser­viço é, assim, um grupo de servidores, grande ou pequeno, consti­tuído por homens e mulheres de boa vontade que se associam, sob o estímulo de uma visão compartilhada, com vista à cooperação em acções de carácter prático para o estabelecimento das relações hu­manas correctas.

O serviço prático e eficaz, efectuado por grupos, é hoje o único factor verdadeiramente importante no esforço que a Humani­dade leva a cabo para atingir uma nova dimensão da existência e criar uma civilização nova e mais justa. O alcance da obra empreendida pelas Unidades de Serviço é, por essência, universal. É o bem-estar da Humanidade, dos outros Reinos da Natureza e do conjunto do planeta que guia a sua actividade de grupo. Seja qual for o campo de experiência humana onde decidirem operar, as Unidades de Serviço procuram curar as clivagens e estabele­cer relações justas.

A BVM é reconhecida pelas Nações Unidas como Organização Não Governamental (ONG). Para este fim, participa regularmente em diversas actividades da ONU.

Princípios
O trabalho da BVM baseia-se nos princípios da fraternidade, da unidade humana, da partilha e da cooperação; e nos direitos e liberdades fundamentais congregadas na Declaração Universal dos Direitos Humanos das Nações Unidas. A BVM é uma organização de serviço mundial que pratica o princípio da não discriminação de raças, de religiões, de ideologias, de convicções políticas e económicas.

Propósitos
A BVM possui três propósitos principais:

  • Ajudar a mobilizar a energia de boa vontade;
  • Cooperar no trabalho de preparação para o reaparecimento do Cristo*;
  • Educar a opinião pública sobre as causas dos maiores problemas mundiais e auxiliar a criar a forma-de-pensamento de solução.

 
Política
A política e os programas da BVM são formulados por um grupo internacional, com sedes em Genebra, Londres e Nova Iorque, consultando outros grupos cooperadores e associados em muitos cantos do mundo.

Organização
A BVM é uma associação voluntária de seres humanos de boa vontade, aberta a quem apoiar os seus objectivos e princípios. A BVM não é uma “organização de membros” e não são devidas cotizações algumas.

A BVM é uma organização não governamental acreditada junto do Departamento de Informação Pública das Nações Unidas. Mantém relações informais com algumas das Agências Especializadas e com um vasto círculo de organizações não governamentais nacionais e internacionais. A BVM é uma actividade da Lucis Trust, integrada na Lista do Conselho Económico e Social das Nações Unidas.

 Finanças 
O trabalho é unicamente financiado por contribuições voluntárias.

*

A BOA VONTADE É…   o catalisador para a implementação dos direitos humanos e para o desenvolvimento do potencial humano. Reconhece a dignidade essencial e a capacidade última de perfeição de todos.

 

 

* Para saber mais:

Boletins da Boa Vontade Mundial